quarta-feira, 27 de novembro de 2013

AS MAIORES MENTIRAS DAS HERESIAS



Amados, não CREIAIS a todo espírito, mas PROVAI se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. (1ª João cap.4.1)



Muitas das falsas doutrinas são rejeitadas logo de cara pelos cristãos fundamentalistas e pelos judeus, porque a Bíblia ordena:

Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos. (Deuteronômio 18:10,11)


A astrologia, o espiritismo, a predição do futuro e muitas coisas mais são proibidas pela Bíblia.


O autor do Deuteronômio não afirma que essas práticas deixem de cumprir o que prometem. Mas são “abominações” – talvez adequadas para outras nações, mas não para os discípulos de Deus.


O filósofo judeu do século XII Moisés Maimônides vai ainda além do Deuteronômio, na medida em que deixa claro que essas práticas não funcionam:

É proibido se envolver com astrologia, utilizar talismãs, sussurrar sortilégios [...]. Todas essas práticas nada mais são do que mentiras e logros usados pelos antigos pagãos para enganar as massas e desviá-las do bom caminho [...]. Os sábios e inteligentes têm mais discernimento. [De Mishneh Torah, Avodah Zara, capítulo 11.]


O Espiritismo se baseia na idéia (CERTA) de que não morremos quando experimentamos a morte, continua a existir alguma parte de nós que pensa, sente e tem memória.


Mas daí ele pula para a idéia (ERRADA) de que esses espíritos se comunicam com os vivos, e que voltam em outros corpos, para consertar o que ficou pendente nas outras vidas.


Uma médium chamada J. Z. Knight, do Estado de Washington, afirma estar em contato com um ser de 35 mil anos chamado Ramtha. Ele fala inglês muito bem, usando a língua, os lábios e as cordas vocais de Knight, com um sotaque que me parece hindu.


Como a maioria das pessoas sabe como falar, e muitas – de crianças a atores profissionais – têm um repertório de vozes a seu dispor, a hipótese mais simples sugere que é a própria sra. Knight que faz Ramtha falar. Por que Ramtha não pode falar por si mesmo, sem a ajuda da boca da sra. Knight ?


Vamos supor que Ramtha pudesse ser interrogado diretamente. Como saber se ele realmente é quem diz ser ? Como é que ele sabe que viveu há 35 mil anos atrás ? Por qual calendário ? Como é que eram as coisas há 35 mil anos? Onde é que Ramtha vivia? Como era o clima? O que Ramtha comia? Como viviam ? Em lugar disso, a única coisa que recebemos são homilias banais.


A mídia está cheia de informações erradas para enganar os consumidores. Não se devem fazer perguntas. "Não pensem. Comprem".


Hoje, existem até comerciais em que cientistas de verdade fazem propaganda de alguns produtos. Isso nos mostra que até mesmo cientistas podem mentir por dinheiro. Quando dizem que um novo remédio cura uma doença em 20% dos casos, temos que saber se um grupo de pessoas que tomou um remédio falso pensando que era o verdadeiro também não vai ter uma taxa de cura de 20%.


Algumas vítimas de câncer, perturbadas, fazem peregrinações às Filipinas, onde “cirurgiões mediúnicos” (depois de esconder na palma da mão pedaços de fígado de galinha ou coração de bode), fingem tocar nas entranhas do paciente e retirar o tumor.


Se estamos com dor de cabeça, e nos dão uma aspirina para tomar e um pouco de óleo da unção na testa, e nos sentimos melhor, como saber o que nos curou – o óleo ou a aspirina ? Só ficaremos sabendo se tomarmos um sem o outro, na próxima vez em que tivermos dor de cabeça.


Examinar tudo e reter o bem” se resume em duas coisas:

1 - construir e compreender um argumento correto;

2 - reconhecer um argumento fraudulento.


A questão não é se gostamos da conclusão, mas se essa conclusão está certa E partiu de uma idéia certa.


KIT PARA DESCOBRIR MENTIRAS E HERESIAS

1 - Sempre que possível, deve haver testemunhas independentes que confirmem os fatos (uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado cometido; pela boca de duas ou de três testemunhas se estabelecerá o fato – Dt 19.15)

2 - Debater todos os pontos de vista e as alternativas, pesar os prós e contras, JULGAR (Pois, que me importa JULGAR os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? - 1 co 5.12; Ou não sabeis vós que os santos hão de JULGAR o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de JULGAR as coisas mínimas? Para vos envergonhar o digo. Será que não há entre vós sequer um sábio, que possa julgar entre seus irmãos? (1 co 6.2,5,12); E falem os profetas, dois ou três, e os outros JULGUEM (1 Co 14.29))

3 - considerar as possibilidades, não aceitar a primeira explicação que nos vem à mente.

Se alguma coisa deve ser explicada, é preciso pensar em todas as maneiras diferentes pelas quais poderia ser explicada.

4 - Não se apegar à ideia só porque é nossa.

5 - Testar o que pode ser examinado pelo meios humanos.

6 - Examinar todos (e não só alguns) argumentos da ideia.

7 - se há duas maneiras diferentes de explicar uma ideia ou fato, escolher a mais simples.

8 - verificar se a ideia não pode ser falsificada (mesmo em parte), rejeitar aquilo que não pode ser testado.


AS MAIORES MENTIRAS DAS HERESIAS

1 - "ad hominem" – atacar o mensageiro e deixar de lado a mensagem;

2 - argumento do castigo (se sair do culto antes da benção apostólica vai ter castigo; se não acreditar no profeta, ou no pregador, será castigado);

3 - argumento da ignorância – "se não conhecemos, deve ser verdade"; mas a falta de prova não é a prova da falta.

4 - Contar os acertos e esquecer os fracassos;

5 - Entendimento errado dos números

6 - Incoerência

7 - Meia-verdade

8 - Meias palavras, ou “enfeitar a pílula”

9 - Pergunta sem sentido (ou idiota);

10 - argumento de autoridade: as “autoridades” cometeram erros no passado, e podem cometer erros no futuro (Se levantar no meio de vós PROFETA, ou SONHADOR de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, 3 não ouvireis as palavras daquele PROFETA, ou daquele SONHADOR; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma – Dt 13.1,3)

11 - alegação especial, também chamada de “argumento do mistério” (por exemplo: Como pode haver um Pai, um Filho e um Espírito Santo igualmente divinos na mesma Pessoa? Alegação especial: Você não compreende o mistério da Santíssima Trindade).

12 - non sequitur – expressão latina que significa “não se segue” - juntar ideias que não tem a ver uma com a outra.

13 - post hoc, ergo propter hoc – expressão latina que significa “aconteceu após um fato, logo foi por ele causado”.

14 - ou tudo ou nada - exclusão de meio-termo (por exemplo: Claro, tome o partido dele; meu marido é perfeito; eu estou sempre errada. Ou: Brasil, ame-o ou deixe-o; Ou: Se você não é parte da solução, é parte do problema).

15 - confusão de efeito e causa (por exemplo: pesquisa mostra que é maior o número de homossexuais entre os que têm curso superior do que entre os que não o possuem; portanto, a educação torna as pessoas homossexuais. OU: A TV torna as pessoas mais violentas, ou as pessoas violentas preferem assistir a programas violentos? ).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2ª TIMÓTEO 4

1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;

2 PREGA a palavra, insta a tempo e fora de tempo, ADMOESTA, REPREENDE, EXORTA, com toda longanimidade e ENSINO.

3 Porque virá tempo em que não suportarão a SÃ DOUTRINA; mas, tendo grande desejo de ouvir COISAS AGRADÁVEIS, ajuntarão para si MESTRES segundo os seus próprios DESEJOS,

4 e não só desviarão os ouvidos da VERDADE, mas se voltarão às FÁBULAS.

5 Tu, porém, sê SÓBRIO em tudo, sofre as AFLIÇÕES, faze a obra de um EVANGELISTA, cumpre o teu MINISTÉRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog