sábado, 2 de março de 2019

ARREBATAMENTO ANTES DE DARBY


Resultado de imagem para arrebatamento john darbyDizem que a doutrina do arrebatamento secreto foi inventada pelo pregador americano John Darby em 1830, a partir de visões de uma jovem chamada Margaret Macdonald. Bom, estão errados. Outros antes de Darby falaram sobre o arrebatamento:



Por tua fé, escapaste de grande tribulação, pois a visão de tão grande fera não te fez duvidar. Portanto, agora vai, e explica as grandezas do Senhor aos seus eleitos. Dize-lhes que essa fera é a prefiguração da grande tribulação que está para chegar. Se vos preparardes e de todo coração fizerdes penitência diante do Senhor, podereis escapar da tribulação. É preciso, porém, que vosso coração se tome puro e irrepreensível, e que sirvais irrepreensivelmente ao Senhor pelo resto de vossos dias.  (O Pastor de Hermas, capítulo 23, escrito no século 2, disponível em http://www.e-cristianismo.com.br/component/k2/o-pastor-de-hermas.html?showall=1)

Por que, então, não rejeitamos todo cuidado de ações terrenas e prepararmos para o encontro do Senhor Cristo, para que ele possa nos tirar da confusão, que domina todo o mundo? . . . Por todos os santos e eleitos de Deus estão reunidos, antes da tribulação que está por vir, e são levados ao Senhor para que não vejam a confusão que sobrepujará o mundo por causa dos nossos pecados. (Sermão dos Últimos Tempos, O Anticristo, e O Fim do Mundo, séculos 4 a 6, atribuído a Efraim o Sírio)

"Dolcino acreditava e pregava e ensinava que naqueles três anos o próprio Dolcino e seus seguidores pregarão a vinda do Anticristo. E que o Anticristo vinha ao mundo naquele período de três anos e meio; e que após vir, então ele (Dolcino) e seus seguidores seriam transferidos para o Paraíso, no qual estão Enoque e Elias. E desse modo eles serão poupados da perseguição do Anticristo. E que então os próprios Enoque e Elias descerão à terra para pregar contra o Anticristo. Então eles serão mortos pelos servos do Anticristo, e assim o Anticristo irá reinar por um longo tempo. Mas quando o Anticristo for morto, o próprio Dolcino, que então será o santo padre, e seus seguidores que o seguiram, descerá à terra e pregará a verdadeira fé em Cristo a todos, e converterá aqueles que crerem à verdadeira fé de Jesus Cristo". (História do Irmão Dolcino, citado por Francis X. Gumerlock, The Day and the Hour: A Chronicle of Christianity’s Perennial Fascination with Predicting the End of the World  - Powder Springs, GA: American Vision, 2000, p. 354-55.). Dolcino era um religioso que viveu por volta de 1300, líder de um grupo chamado "Irmãos Apostólicos".

Peter Jurieu em seu livro "Se aproxima a Libertação da Igreja" (1687) ensinou que Cristo viria no ar para arrebatar os santos e retornar ao céu antes da batalha do Armagedom. Ele falou de um arrebatamento secreto antes de sua vinda em glória, e julgamento no Armagedom. 

Philip Doddridge em Comentários sobre o Novo Testamento (1738) e o Comentário de John Gill sobre o Novo Testamento (1748), ambos usam o termo ARREBATAMENTO, e falam dele como iminente.

Paul N. Benware, no seu livro "Understanding End Times Prophecy: A Comprehensive Approach" (Chicago: Moody Press, 1995, pp. 197-98), menciona outros dois autores, James Macknight (1763) and Thomas Scott (1792), que ensinaram que os justos serão levados para o céu, onde eles estarão seguros até o término do julgamento.

John Asgill escreveu em 1700 um livro (An Argument proving that according to the covenant of eternal life revealed in the Scriptures, man may be translated from hence into that eternal life without passing through death, although the human nature of Christ himself could not so be translated until he had passed through death - Um Argumento que prova que, de acordo com o pacto da vida eterna revelado nas Escrituras, o homem pode ser trasladado daqui para a vida eterna sem passar pela morte, embora a natureza humana do próprio Cristo não pudesse ser trasladada até que ele tivesse passado pela morte) onde menciona a possibilidade de arrebatamento (trasladação, "translation") sem passar pela morte.

"A distância entre a primeira e a segunda ressurreição será de aproximadamente mais de mil anos. Digo aproximadamente mais porque os santos mortos ressuscitarão e os vivos serão transformados quando Cristo aparecer nos ares; e isso acontecerá cerca de três anos e meio antes do milênio, como veremos a seguir: mas ficarão ele e eles nos ares todo esse tempo? Não: eles subirão ao paraíso, ou para alguma das muitas mansões na casa do Pai, e desaparecerão durante o período de tempo mencionado. O objetivo dessa retirada e desaparecimento será para julgar os santos ressuscitados e transformados; pois eis que o tempo do juízo deve começar e isso pela casa de Deus... (Morgan Edwards, Two Academical Exercised on Subjects Bearing the following Titles; Millennium, Last-Novelties. Philadelphia: self-published, 1788).

FONTE: Uma Breve História do Arrebatamento, Thomas D. Ice, Maio de 2009, http://digitalcommons.liberty.edu/pretrib_arch/4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog