domingo, 23 de outubro de 2011

TRINDADE, ESSA INCOMPREENDIDA...

Segundo os unicistas, Jesus é Deus. Todavia, Deus não subsiste nem coexiste em três pessoas distintas, mas Jesus era o Pai no Antigo Testamente, depois é o Filho que vem morrer por nós (daí o nome patripassionismo, ou seja, patri=pai, passio=sofrimento, então sofrimento do Pai) e finalmente Jesus retorna como Espírito Santo, ou seja, Jesus teria três modos de se manifestar.

Mas conforme os cristãos que guardam a sã doutrina, Deus subsiste ao mesmo tempo em três pernonalidades, ou pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. A essa crença já ensinada nas Escrituras, a Igreja Católica Romana deu o nome de TRINDADE.

Embora esta palavra não se encontra na Bíblia, é ensino Bíblico que:

1. O Pai é Deus

"Recomendou-lhe Jesus: [...]: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu e Deus e vosso Deus." – João 20:17.

2. O Filho é Deus

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." – João 1:1.

3. O Espírito Santo é Deus

"Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentastes no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus." – Atos 5:3, 4.

4. O Pai se relaciona com o Filho

- Antes de Jesus vir à terra:

"Disse o SENHOR (YHWH) ao meu senhor (JESUS): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés." - Salmo 110:1.

- Durante a vinda de Jesus à terra:

"E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3:17.

- Após a ressurreição de Jesus Cristo:

"Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus." -Hebreus 10:12.

5. O Filho se relaciona com o Espírito Santo:

- Antes de Jesus nascer:

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo." - Mateus 1:18.

- Durante a vida de Jesus na terra:

"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." - Mateus 4:1.

- Depois da ressurreição de Jesus:

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." - João 15:26.

6. O Espírito Santo se relaciona com Jesus:

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." - João 16:13, 14.

7. Pai, Filho e Espírito Santo se relacionam:

- Antes de Jesus vir à terra, na Criação:

"Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança." - Gênesis 1:26.

- Durante a vida de Jesus na terra:

"Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3:16, 17.

- Depois da ressurreição:

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." - 2 Coríntios 13:14.

Assim, há uma relação interpessoal entre Pai, Filho e Espírito Santo. Há mais de 180 versículos nas Escrituras que mostram esse relacionamento entre as Pessoas do Único Deus. Essa crença tem base bíblica. Um só Deus, que subsiste em Três Pessoas distintas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI BASTANTE DE SEU ESTUDO TRINDADE, ESSA INCOMPREENDIDA. PORÉM APRENDI TAMBÉM PELAS ESCRITURAS QUE ESSE RACIOCÍNIO NÃO ESTA CORRETO. CREIO QUE O IRMÃO SABE MUITO MAIS DO EU E TENHO CERTEZA QUE FARÁ UMA REAVALIAÇÃO DO SEU ESTUDO. GRATO DIOGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIOGO MOTA, agradeço sua participação, mas ficaria melhor se vc expusesse as razões de sua discordância sobre a postagem.

      Excluir

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog