sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ELE SERÁ CHAMADO NAZARENO

Mat 2:23 E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

Onde está esse versículo ? Em lugar algum do AT, pelo menos não claramente. Será que a Bíblia errou?

Seria mais fácil o Inferno congelar, não é verdade ? Uma das maneiras de explicar seria esta: vários profetas disseram que o Messias seria desprezado, não é mesmo ? Bem, nos tempos de Jesus o termo "Nazareno" era um modo de expressar desprezo por alguém, como por exemplo no episódio em que o futuro discípulo Natanael diz o seguinte ao saber que Jesus é da cidade de Nazaré: "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré ?" (João 1.46).

Outra explicação plausível seria esta: um jogo de palavras, usando as palavras "Nazõraios" (nazareno, pessoa da cidade de Nazaré), e a palavra hebraica "nêzer", que significa “ramo”. Esta última palavra aparece em Isaías 11.1 e Jeremias 23.5.

Particularmente, me filio a esta última explicação, e vou dizer o motivo: havia diversas profecias acerca do Messias para serem cumpridas, mas elas precisavam que o Messias estivesse vivo, não é mesmo ?

Bem, a infância e juventude do Messias foram as épocas mais perigosas de sua vida. Herodes e seus sucessores caçariam sem trégua qualquer pretenso Rei dos Judeus (o exemplo disso foi a matança dos meninos de Belém).

Os profetas não sabiam, mas Deus em sua Onisciência conhecia que o Jesus teria um adversário da realeza, e que haveria perigo à sua vida se ele fosse alvejado antes de iniciar seu ministério. Portanto, durante uma parte de sua vida, o Messias precisaria ficar incógnito.

Miquéias já havia profetizado onde o Messias iria nascer, e essa profecia já era do conhecimento de Herodes, pois ele tinha escribas e doutores da lei em sua corte para mantê-lo informado. Vejam só:

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, 
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.
E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.
Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Mateus 2:1-16

Já pensou se, além de existir uma profecia que dissesse onde o Messias iria nascer, também houvesse uma profecia que indicasse onde ele iria morar ? Jesus, ainda bebê, não teria chance !

Não acredito que Herodes tenha ficado contente com a matança de Belém. Ele deve ter mantido vigilância sobre aquela cidade, para ter certeza que nenhuma criança sobreviveu para se tornar o Rei dos Judeus. Por isso, José e Maria não podiam voltar para aquela cidade. 

Como já havia sido profetizado que o Messias voltaria do Egito, restava a profecia de ONDE ELE IRIA SE ESTABELECER, mas ela não podia ser clara como a de Miquéias, caso contrário, os escribas e sacerdotes descobririam e informariam Herodes.

Por isso, penso eu que essa profecia do "renovo", do "ramo de Jessé", que Isaías e Jeremias mencionaram, era um vaticínio implícito de onde o Messias iria viver até o dia que se revelaria ao mundo. Ninguém a decifrou à época, o que preservou a vida de Jesus naquele início de ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog