sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A DESONESTIDADE NA POLÍTICA

Por que há tantos políticos desonestos ?


Em primeiro lugar, porque há eleitores desonestos, e não são poucos.

E nesse mar de eleitores desonestos, infelizmente, estão muitos  evangélicos, inclusive obreiros.

A corrupção eleitoral está
cada vez mais respingando nas denominações cristãs, porque vem trazendo a reboque o vil metal, que nestes dias atribulados passou a ser o símbolo maior da presença e da benção de Deus na vida das pessoas.

Tem mais ? é abençoado(a), é ungido(a). E para ter mais, é preciso dinheiro (ou ser amigo de pessoas que o tenham em quantidade).

E desse tipo de amizades o Brasil está cheio. Mais um ano eleitoral se aproxima, e com as eleições majoritárias virão também as corrupções maiores.

Nesse contexto, vale em primeiro lugar a recomendação apocalíptica: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda" (Ap. 22.11).

Mas há outro motivo de peso para tantos políticos serem desonestos: o sistema é feito para que os desonestos se tornem políticos. É um exemplo claro de como o mundo jaz no Maligno (1ª João 5.19).

As leis são brandas (mesmo a Ficha Limpa), as condenações raras, as penas irrisórias, os julgadores lenientes (não todos, graças a Deus !). Qual o incentivo que o honesto tem para manter sua sinceridade ao buscar ou ascender a um cargo político ?

As leis fracas são um problema sério. Nossos legisladores, tal como os fariseus do tempo de Cristo, "atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los ;E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens" (Mt. 24.4,5).

A fiscalização das leis é outra questão crucial. Qualquer lei, grande ou pequena, não é auto-aplicável. Quem verifica se ela está sendo aplicada ? uma ou mais pessoas. Porém, se esses personagens não são honestos, o que garante que essas leis serão cumpridas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog