sábado, 20 de janeiro de 2018

CAEM POR TERRA DUAS PASSAGENS BÍBLICAS USADAS CONTRA MULHERES PASTORAS

"As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja." (1 Co 14:34-35 – Almeida, do Grego).


O problema encontra-se em quatro expressões do aramaico, que o tradutor grego, se equivoca ao traduzir. 

A primeira delas é "shatiycan", traduzida pelo grego como "calar-se", mas que significa "acalmar-se". É uma expressão usada particularmente para quando alguém está exaltado.

A segunda é "d'anmalan", que é uma expressão rara no aramaico bíblico, e que é traduzida pelo grego como "falar". Porém, é melhor entendida como um "falar exaltadamente".

Temos portanto "d'anmalan aela" como um "bate-boca." Ou seja, as mulheres de Corinto não estavam falando ou indagando normalmente, mas sim estavam batendo boca. 

A terceira é "d'shalan l'bayelaehin", que pode significar "perguntar ao marido" mas também "ter paz com o marido." 

Por fim, temos a expressão "d'nialpan" que pode ser traduzida como "aprender" ou "ensinar". O grego opta por "aprender", reduzindo o aprendizado a mulher ao lar, o que contraria as Escrituras. 

Porém, se entendermos aqui "d'nialpan" como "ensinar", temos Paulo dizendo para as mulheres (dentro do contexto acima): Se querem ensinar alguma coisa, tende paz. Ou seja, ninguém consegue ensinar nada brigando.

Muito mais razoável para o contexto.

“A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” (1 Timóteo 2:11-12, Almeida – do Grego)

Arrumando a frase, temos a seguinte tradução a partir do aramaico:

Seja todo o ensinar da esposa com calma e com alegria. Estou convencido, portanto, que a esposa não deve trazer queixa do marido, mas deve ficar calma. (1 Timóteo 2:11-12 – Teshuvá 2ª Edição – A partir do aramaico) 

O que então estava acontecendo ⁉

Mulheres estavam se aproveitando do momento em que tinham a palavra para ensinar, e estavam trazendo A PÚBLICO queixas de seus maridos. 

O ensinar estava sendo uma desculpa para jogar pedras no marido, e tentar obter aprovação da congregação no assunto. 

Isso porque possivelmente as mulheres tinham pouca voz ativa dentro de casa, e por isso queriam se valer da congregação para tentarem prevalecer em seus argumentos. Aliás, isso é algo que é possível ver mesmo hoje em dia.

A recomendação de Paulo é clara: tenham calma no ensinar, e evitem alfinetar uns aos outros.

Então, se alguém quiser usar algum texto bíblico para não consagrar mulheres pastoras, ESCOLHA OUTROS, POIS ESSES NÃO SERVEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog