Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las.
Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas
realmente necessitadas sejam auxiliadas. (1 Tm 5.16).
Essa instrução de Paulo a seu discípulo (e pastor) Timóteo nos
lembra que o auxílio aos necessitados deve obedecer a certos
critérios.
Embora Paulo tenha se convertido após os fatos narrados e Atos 6,
certamente ele deve ter conhecimento dos mesmos.
No começo da Igreja Primitiva, a primeira querela não teve a ver
com doutrina, mas sim, com o cuidado aos necessitados. Os convertidos
não-judeus (a Bíblia os chama “gregos”) reclamaram que as
viúvas desse grupo social não estavam sendo tão bem atendidas como
as viúvas judias. Isso levou à instituição dos diáconos.
O cuidado com os menos favorecidos tornou-se, portanto, uma
preocupação constante da Igreja Primitiva, o que ainda prossegue
nos dias atuais, na esmagadora maioria das denominações
evangélicas.
Mas vivendo num país com tantos milhões de pobres e miseráveis
(apesar das ruidosas campanhas do governo petista de que “vai tudo
bem”), é claro que sempre haverá pessoas a socorrer. O próprio
Jesus afirmou que sempre teríamos os pobres conosco (João 12.8).
E além dos pobres, há os espertalhões, de todas as classes
sociais. Se existem pessoas que se propõe a fraudar o Bolsa-Família
e assemelhados, por que não haveriam pessoas dispostas a fazer o
mesmo com as igrejas evangélicas, bem mais vulneráveis ?
Uma igreja evangélica comum dificilmente terá fiscais,
assistentes sociais, arquivos detalhados, e todo o aparato
burocrático necessário para se verificar se as pessoas que estão
sendo auxiliadas. Dessa forma, é perfeitamente possível que o
alimento vá para as “raposas” em vez das “ovelhas”.
Portanto, a diretriz do Apóstolo dos gentios é realmente válida:
os realmente necessitados é que devem ser auxiliados. Isso vale para
todos: viúvas, órfãos, aposentados, pensionistas, autônomos, etc.
Cabe a nós estabelecer critérios válidos de verificação dessa
real necessidade, e colocá-los em prática.
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