sexta-feira, 29 de novembro de 2013

OBREIROS FARISEUS

A palavra Fariseu tem o significado de "separados", "a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Mas desde os tempos de Cristo, a palavra "fariseu" ganhou um sentido
extremamente pejorativo. Designa uma pessoa falsa, hipócrita, indigna de confiança, que gosta de notar as falhas dos outros, que se considera mais santa e perfeita que as demais.

Porém, o discurso de Jesus em Mt 23 mostra que as características farisaicas vão muito mais além do que isso. E infelizmente, alguns obreiros assumiram esses caracteres com muito gosto.

Fazem tudo para serem vistos pelos homens (v. 5). A morte, para tais obreiros, é o ostracismo. O fato de não serem vistos pelos membros e por outros obreiros, especialmente as lideranças que lhes sejam hierarquicamente superiores, é capaz de literalmente tirar-lhes o sono. Portanto, fazem de tudo para que os holofotes (ou mesmo uma lamparina) lhes brilhe sobre a testa.

Amam os primeiros lugares (v. 6). Os obreiros fariseus não apenas querem SER VISTOS, mas querem ser vistos PRIMEIRO, em flagrante desrespeito ao que Jesus ordenou (v. 11 e 12). 

Certos obreiros repetem esse proceder nas reuniões e cultos, ao sentarem-se sempre nas primeiras fileiras, e ainda o dizem com orgulho que é para o seu líder vê lo...

Os obreiros fariseus do século 21 tem um grande apreço pelo ouro e pelas ofertas, tal como os religiosos do passado (vv 16 e 18). Esse materialismo desmedido se manifesta principalmente nos momentos de colheita das ofertas e nas épocas em que as ovelhas recebem seus pagamentos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog