quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O PERIGO DA REVELAÇÃO


(“Defendendo o verdadeiro Evangelho” - Pr. José Gonçalves – CPAD – 2009 – excertos do capítulo 4 - adaptação livre do blogueiro).

Para a Igreja Católica Apostólica Romana, a Bíblia não é a única regra de fé, já que ela admite também a “TRADIÇÃO”, o que foi formalizado no Concílio de Trento (1546). São histórias da vida de santos, são dogmas e ensinos que não aparecem na Bíblia Sagrada.


A tradição católica (e só ela) é o que dá o fundamento dogmas como o Purgatório, a Assunção de Maria, a Imaculada Concepção de Maria, entre outros.

Ou seja: o credo romano é um cânon aberto, em que sempre é possível incluir (ou retirar) dogmas (regras de fé), liturgias, práticas de vida, etc.

Se o papa ensinar novos dogmas partindo da tradição, eles são aceitos como regra de fé, pois “a teologia romana ensina que quando um papa fala como pastor e mestre dos cristãos, ele o faz com autoridade de apóstolo, e é considerado infalível.

Comentário meu: será que isso também não está acontecendo no meio evangélico ? Muitas igrejas protestantes lêem a Bíblia nos cultos, os crentes as levam consigo, porém é cada vez maior a quantidade de pessoas e de igrejas onde os dogmas de maior peso vem da revelação (supostamente divina) proferida através de “iluminados” com os mais diversos títulos (patriarca, apóstolo, profeta, doutor em divindade, etc).

É claro que a Bíblia nos ensina que ainda hoje o dom de profecia está em vigor, que ainda hoje Deus usa seus vasos (ministros ou não) para falar com os fiéis. Porém, NENHUMA REVELAÇÃO, SONHO, VISÃO OU PROFECIA está acima da revelação bíblica contida no Antigo e Novo Testamentos.

Podemos fazer uma comparação simples: a maior lei do Brasil é a Constituição Federal, nada pode se contrapor ou se elevar a ela; se hoje for baixada uma norma (de qualquer tipo) que estabeleça a pena de morte, ela será alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade e não terá nenhum efeito, já que contrária à Carta Magna. Do mesmo jeito, uma profecia que estabeleça que o homossexualismo é uma prática aceitável aos olhos de Deus; uma visão que ensine ser o aborto algo permitido aos cristãos; um sonho que leve as pessoas a aceitarem o adultério e a poligamia como algo normal, são todos INCONSTUCIONAIS, segundo a Palavra de Deus revelada na Bíblia Sagrada.

Aliás, uma observação final: JÁ REPAROU QUE A MAIORIA DAS PROFECIAS E REVELAÇÕES NO MEIO EVANGÉLICO SÃO DO TIPO “Deus vai te dar um carro novo”, “Deus vai te dar uma casa nova” e até mesmo “Deus vai te dar um(a) esposa/marido novo(a)” ? A coisa mais difícil hoje é ouvir uma profecia do tipo “Arrependei-vos e Convertei-vos”, “Buscai ao Senhor enquanto de pode achar”, “se o meu povo se humilhar”, e outras do tipo que Isaías, Elias, Eliseu, Jeremias e demais profetas bíblicos falavam ?

Um comentário:

  1. Eu nãoa credito em nada que não esteja embasado na biblia sagrada as profecias que preciso saber esta na biblia sagrada.

    ResponderExcluir

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog