sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A DOUTRINA DO HOMEM

TEXTO BASE: SALMO 8, VV 4-6
  1. O QUE É O HOMEM ?
A) É CRIATURA DE DEUS. A Bíblia declara que Deus formou o homem do pó da terra, portanto, somos obra das suas mãos. Ver Jó 4.17 e Ec 12.1. Por isso, não temos o direito de mandar em Deus, encostá-lo na parede, já que Ele é nosso Criador.

B) É COROA DA CRIAÇÃO DIVINA
Deus criou o homem para governar a natureza, ou seja, cuidar bem dela e usá-la da melhor maneira possível. Não significa que a Bíblia autoriza que as pessoas explorem até acabar com os animais, as plantas e todo o ambiente natural. Isso acontece hoje em dia porque, com a queda do homem, com a entrada do pecado no mundo, a natureza também ficou prejudicada pela ação maldosa do ser humano (Rm 8.20-22).

C) É IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
Aqui existe muita discussão entre as pessoas. Alguns pensam: se somos imagem de Deus, então temos poderes divinos, como por exemplo falar e acontecer. É por isso que muitas pessoas acham que decretar, determinar, declarar, ou seja, abrir a boca e falar faz com que as coisas aconteçam e as bençãos sejam derramadas.
Acontecem dois grandes erros: transformar o homem em Deus e transformar Deus num homem (ex do livro de Mórmom).
Deus não tem um corpo físico como nós.
Mas na verdade, quando a Bíblia diz que somos imagem de Deus, ela quer dizer que, assim como Deus, assim também nós temos moralidade (ou seja, sabemos diferenciar o certo do errado, o bem do mal), temos livre arbítrio; temos inteligência; temos vontade própria, temos a eternidade em nosso coração; e temos domínio sobre a criação.
E quando a Bíblia diz que somos semelhança de Deus, significa que, assim como Deus é três em um (Pai, Filho e Espírito Santo formam um só Deus), assim também os três elementos da pessoa (corpo, alma e espírito), formam um só indivíduo.


  1. A CRIAÇÃO DO HOMEM
Sabemos que Deus não fez o homem como fez o resto da Natureza, já que para que os animais e plantas existissem Deus falou e eles apareceram. Já no caso do homem, a Trindade se reuniu e decidiu “façamos o homem”.
Portanto, não foi através da teoria da evolução, que afirma que um tipo de macaco foi se transformando ao longo de milhões até chegar ao tipo de pessoas que temos hoje. Não: Deus criou o homem como ele é hoje.
Quanto aos tipos de esqueletos diferentes que os cientistas encontram, é fácil responder: seriam de macacos já extintos, ou mesmo seres humanos deformados, ou ainda adaptados a um determinado ambiente.
Alguns crentes ficam confusos com essas teorias que vão contra a Bíblia, porque são apresentadas como ciência. Mas a Bíblia nos declara em 1º Tm 6.20, que nem toda ciência é verdadeira.


  1. A CONSTITUIÇÃO DO HOMEM
A) CORPO: é a parte do homem que se comunica com o mundo material, através da visão, audição, olfato, paladar e tato. Algumas religiões de antigamente e até algumas de hoje pregam que o corpo é uma coisa ruim, uma prisão da alma, que deve ser desprezado e maltratado, e por causa disso se chicoteiam, se batem, passam fome. Mas a Bíblia diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, e Deus quer que os nossos corpos sejam para santificação e glorificação do seu nome (1º Co 6.18-20).

B) ALMA: é o nosso eu interior, é a nossa personalidade, que se comunica com o mundo material através dos sentidos. A pessoa pode ficar com sua alma funcionando enquanto que o corpo está “desligado” (caso do coma). É onde ficam nossos sentimentos, daí a Bíblia falar de alma alegre, triste, abatida, etc. Em algumas passagens bíblicas, alma significa pessoa, e em outras significa espírito (Gn 2.19; Sl 42.2)

C) ESPÍRITO: é a parte do homem que entra em contrato com Deus. Quando morremos, entregamos o espírito a Deus. Deus lnça o espírito dos ímpios no inferno (Sl. 9.17)

Portanto, o homem não é uma criatura tripartida, ou seja, 3 partes independentes. O corpo se relaciona com o mundo físico, enquanto que a alma e o espírito se relacionam com o mundo espiritual.
Diz a Bíblia que, quando da criação do homem, Deus formou o corpo do pó da terra, soprou nas narinas (espírito), e o homem foi feito alma vivente.
O pecado tirou a glória de Deus do homem. Mas o Pai Celeste providenciou a salvação através de Jesus Cristo. Hoje, somos filhos de Deus, e quando Cristo voltar, seremos transformados para ser como Ele, no estado original que Deus criou o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog