sexta-feira, 17 de abril de 2020

CONSIDERAÇÕES ESCATOLÓGICAS


 fica muito difícil conciliar a promessa de proteção de apocalipse 3.10, aos sofrimentos verificados pelos que passam pela grande tribulação.

Mateus 24:15. e Daniel 9:27

Esses textos falam muito mais da grande tribulação em relação aos judeus.



 simplesmente não tem nenhuma orientação para os crentes.

 outra coisa: nenhum desses textos exclui a possibilidade de um arrebatamento antes da grande tribulação.

além disso, precisamos ter em mente que o sermão profético de Mateus 24-25 foi proferido num contexto muito mais voltado para Israel, do que para a Igreja

explico: a Igreja é um mistério. Jesus não a desvendou às multidões, somente aos seus discípulos, quando andavam nos arredores da Cesaréia de Filipe.

O sermão de mateus 24-25 foi proferido cerca de 1 semana antes da morte de Jesus.

Já o discurso no Cenáculo, quando ele revela a Nova Aliança e começa a desvendar o mistério da Igreja, é posterior ao sermão de mateus 24

Ou seja, quando os discípulos perguntam a Jesus sobre os sinais da vinda dele e do fim do mundo, eles não tinham a mínima ideia sobre arrebatamento, grande tribulação, etc.

a escatologia que eles conheciam, era a de Zacarias 12-14, onde fala de Jerusalém sitiada, etc.

então, quando Jesus falou da destruição próxima do templo, eles pensaram que era a isso que ele estava se referindo


Vejamos, então, que o sermão profético, em vários pontos nos sinóticos, usa a expressão "mas ainda não é o fim", dizendo nas entrelinhas "tem mais coisa pra acontecer"

Jesus começa a desvendar aos discípulos que, entre a destruição do templo e o fim dos tempos, ainda teria muita coisa pra acontecer.

Portanto, a Igreja não entra nesse contexto do sermão de mateus 24

o enfoque é israel e os gentios

Todos os sinais mostrados no sermão profético, não mostram a principal característica do arrebatamento: a IMINÊNCIA. Ou seja, a imprevisibilidade de determinar a volta de Jesus.

Para quem conhecer mateus 24, na época da grande tribulação, será possível saber que a volta de Jesus visível se aproxima, acompanhando os sinais que ocorrem.

óbvio que o clímax será a reunião dos exércitos na planície de Megido
Inclusive, é perfeitamente possível que, antes do arrebatamento e antes da GT, ocorram outros eventos não claramente profetizados

E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 14:3 >>>.aqui Jesus não fala de nenhum sinal que antecede sua volta

Jesus fala em João 14 que ele iria e voltaria para levar seus fiéis para a Casa do Pai. Ele não menciona absolutamente nenhum sinal que anteceda isso.

Não esqueça que João 14 foi proferido DEPOIS de Mateus 24

Então, se Jesus quisesse destacar algum sinal, bastaria ele se referir ao que tinha dito antes.

Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
1a Tessalonicenses 1:9,10 >>>>NOVAMENTE, vemos a atitude de esperar Jesus, sem destacar absolutamente nenhum sinal que anteceda isso. E vemos, também, o tom de livramento da ira.

OUTRO TEXTO: Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 5:9 >>>Aqui, o mesmo Paulo mostra a volta de Jesus para os crentes, como o livramento da ira futura.

Convenhamos que seria uma tremenda "pegadinha" se Paulo estivesse se referindo apenas à metade final da GT.....Seria mais ou menos como dizer "vamos passar pela parte inicial da GT, pelo princípio das dores, pela angústia de Jacó, mesmo não sendo israelitas, porém, vamos ser livres do tempo da ira"...que raios de consolo é esse ? vejam que o tom da 1a carta aos tessalonicensses é justamente CONSOLAR os crentes.

acontece que IRA nesse caso se refere a TODA A SEQUÊNCIA DE EVENTOS ESCATOLÓGICOS que se traduza em pragas divinas, e não apenas à parte final. Ou seja, quando as pessoas dizem "seremos salvos da ira" se referindo apenas ao período das taças, admitindo que a igreja passa pelo princípio das dores, pelos selos, pelas trombetas, é uma tremenda piada !

Vamos pensar. Princípio das dores, selos, e taças, são ou não são ira de Deus ?

o texto bíblico afirma que apenas as taças são ira de Deus ?

: então o único motivo pra vc achar que a ira começa no 6o selo, é a fala dos homens ?

veja que apoc 6.17 NÃO É uma fala de algum anjo, ou de Deus...é a fala DOS HOMENS.

entendo que a ira de Deus já começa no princípio das dores.

Mas se esses sinais são os indicativos do arrebatamento, pq Jesus não deixa isso como uma indicação para os seus fiéis ? pq os apóstolos (Paulo, Pedro, etc), não fizeram referência a esses sinais como indicativos da volta de Jesus para os seus ?

Mas tem um problema aqui. Depois dos sinais cósmicos, Jesus aparece e leva seus fiéis ? bom, se for isso, o texto de Mateus 24 dá a entender uma vinda VISÍVEL, ou seja, precedido de sinais que permitem prever o que acontece em seguida. Depois disso, seguiriam os eventos escatológicos (trombetas, taças, etc), mas não faz sentido que, após esse arrebatamento visível, precedido de sinais, etc, ainda vá acontecer um reinado do anticristo !

Vejam só como não faz o menor sentido essa sequência de eventos escatológicos: Jesus aparece nos céus de forma VISÍVEL, arrebata os fiéis antes da ira, e daí por diante, mesmo assim, o mundo continua aceitando o domínio do anticristo, Israel faz acordo com ele, etc etc... Como explicar que, mesmo com a manifestação VISÍVEL de Jesus, o arrebatamento dos fiéis da terra de forma visível e perceptível, as pessoas não se convertam, Israel continue negando Jesus com Messias, etc. ?

como é que o anticristo vai continuar reinando depois de uma manifestação divina dessa magnitude ? não faz sentido.

O pré ira é só um outro nome pra midi tribulacionismo.

O pré ira simplesmente chama a 2a metade da GT de ira de Deus.

A recusa dos cristãos de colocar a marca da besta, por si só, não gera nenhuma intranquilidade para uma sociedade governada pelo anticristo.

Quem perde ao não colocar a marca ? Os próprios crentes !que não poderão comprar e vender, perdem sua cidadania etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog