sexta-feira, 25 de novembro de 2011

OVELHAS SEM PASTOR


O primeiro tipo de “ovelha sem pastor” são aqueles para quem ninguém é bom o bastante para pastoreá-la. Se Cristo em pessoa fosse o pastor da igreja delas, ainda assim elas reclamariam.
Tais “ovelhas sem pastor” nunca estão contentes: se o pastor doutrina, ensina ou as corrige elas dizem “vivo muito bem sem pastor”. O pastor é dinâmico ? elas o chamam de exagerado. O pastor é conservador ? dizem que ele é puritano, “quadrado”. O pastor curso de teologia? é um sabe-tudo, dizem elas. O pastor é jovem ? Elas o chamam de menino, inexperiente. O pastor é idoso ? dizem que ele é ultrapassado e que devia se aposentar.
Esse tipo de ovelha não traz leite nem lã, ou seja, não contribui financeiramente com a obra de Deus; não porque não possa, mas porque não quer. “Não vou sustentar pastor”, dizem elas. E se o pastor trabalha para se sustentar, reclamam que ele não tem tempo para a igreja.
Esse primeiro tipo de “ovelhas sem pastor” são muito zelosas...das finanças da igreja, apesar de não contribuírem. Cobram relatórios como se a igrja fosse uma empresa.
A família do pastor dificilmente escapa dessas “ovelhas”. São autênticas “007”, espionando cada detalhe da vida e comportamento da esposa e dos filhos do pastor. E com isso, muitas vezes descuidam de suas próprias famílias.
Algumas dessas ovelhas são tão audaciosas que falam abertamente: “precisamos mudar de pastor”, e já apresentam “candidatos”, geralmente pessoas mais velhas que estão “encostadas”. Audaciosamente, dizem essas ovelhas: “meu pastor é Cristo”.
O que Jesus faria com tais ovelhas ? Diria-lhes “Mas agora procurais matar-me” (João 7.19) ? Ou as repreenderia dizendo “vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” (João 8.44) ?
Mas existe outro tipo de ovelha sem pastor. Essa é digna de misericórdia...
São ovelhas que trabalham para a igreja, vivem para servir a Deus, mas são vítimas de pastores inescrupulosos, mercenários, enganadores.
O pastor (ou coisa semelhante) não as visita; elas é que o visitam, levando até um presente, e são recebidas com algo do tipo “essas ovelhas não me deixam em paz !”
Tais PAUstores recomendam à esposa e filhos: “se for alguém daigreja, diga que não estou em casa !”. Eles chegam até mesmo a criar “cães de guarda” para afastarem as ovelhas.
Tais obreiros não visitam, não doutrinam, não ensinam, não frequentam nem incentivam a escola bíblica, rejeitando o Senhor que os salvou, e preparando para si mesmos repentina destruição. Ah, mas no dia do pagamento lá estão eles, para levar o leite e a lã das ovelhas: ofertas e dízimos. Aliás, este é o único assunto sobre o qual eles pregam.
OVELHAS SEM PASTOR: umas, porque não aceitam pastor para dirigi-las. Outras, porque o pastor não as defende, deixando-as ao relento. Que Deus tenha misericórdia de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog